Toda empresa está suscetível a fraudes financeiras. Com o avanço da tecnologia, as empresas se tornam cada vez mais vulneráveis a esquema de fraudes sofisticados. Os cibercriminosos estão em constante evolução e adaptam seus métodos quase tão rapidamente quanto as empresas de segurança cibernética criam produtos e serviços. Por isso, é quase impossível se proteger contra todos os tipos de ataques.
Um dado alarmante divulgado pelo Indicador Serasa Experian revela que, em 2023, foram registradas cerca de 9,8 milhões de tentativas de fraudes de identidade no Brasil. Esse número evidencia o crescimento significativos desse tipo de crime em diversos setores da economia brasileira.
No texto a seguir, você vai entender o que é uma fraude financeira, conhecer os tipos mais comuns, descobrir como identificá-las e aprender como evitá-las na sua empresa. Boa leitura!
O que são fraudes financeiras?
Fraude financeira é o termo usado para identificar qualquer atividade fraudulenta com o objetivo de obter vantagem financeira de forma desonesta.
Quais são os principais tipos de fraudes financeiras?
- Fraude Bancária: Inclui falsificação de cheques, roubos de token de cartão de crédito. Além dos dados do cartão, os criminosos podem capturar a senha usando câmeras escondidas ou engenharia social, onde o golpista se passa por funcionário do banco para obter as informações diretamente com a vítima.
- Fraudes internas: Desvios de recursos cometidos por colaboradores da empresa.
- Fraude de identidade: Uso ilegal das informações de outra pessoa para acessar contas financeiras, obter crédito ou outros recursos financeiros, causando prejuízos à vítima
- Autofraude: Quando a própria pessoa usa seus dados para obter ganhos ilícitos e depois alega ser vítima de fraude.
Quais são as fraudes financeiras mais comuns?
- Boleto falso: O golpista altera o código de barras de boletos para que o pagamento seja direcionado para a conta dele, em vez da empresa original.
- Golpe do Pix: Criminosos convencem as vítimas a transferir dinheiro via Pix, fingindo serem amigos, familiares ou representantes de empresas.
- Fraude de Pagamento por Link: O criminoso envia um link falso de pagamento, geralmente por e-mail ou mensagem, e, ao clicar, a vítima é levada a um site falso para inserir seus dados bancários.
- Fraude em Empréstimos: Criminosos usam os dados de terceiros para solicitar crédito de financiamentos ou empréstimos, deixando a dívida no nome da vítima.
Como se proteger contra fraudes financeiras?
1. Separe contas pessoais e empresariais
O ideal é criar contas bancárias e de cartão de crédito diferente para uso pessoal e empresarial. Dessa forma, se hackers tiverem acesso a uma conta, não terão acesso à outra e vice e versa. Se for necessário fornecer cartões de crédito para os funcionários, verifique com o provedor do cartão se ele oferece proteções contra fraudes, como alertas automáticos para gastos acima de um valor predefinido. Essas medidas aumentam a segurança financeira e ajudam a evitar prejuízos desnecessários.
Uma dica valiosa é ter um celular exclusivo para realizar transações bancárias. Esse aparelho deve permanecer no escritório ou em um local seguro, especialmente no caso de transações empresariais. Isso evita o risco de exposição em situações de assalto e minimiza as chances de roubo de dinheiro por acessos indevidos.
2. Proteja seus sistemas de computador
Mantenha o seu computador sempre atualizado. Um firewall robusto pode te ajudar a proteger os dados da sua empresa, enquanto o antivírus pode ajudar a detectar violações.
Configure protocolos para que as senhas dos colaboradores sejam alteradas a cada 60 ou 90 dias e defina requisitos de segurança, como senhas com pelo menos 13 caracteres.
Realize backups dos seus arquivos diariamente ou semanalmente e armazene fora do local principal. Caso o seu sistema seja corrompido, você ainda terá acesso e conseguirá restaurar os arquivos.
3. Monte uma equipe confiável e ética
Escolha profissionais capacitados, confiáveis e com boa ética. Sempre verifique as referências e conheça bem os seus colaboradores. Se possível, realize uma verificação completa de antecedentes. Os processos seletivos são uma etapa importante para garantir a segurança da empresa.
4. Conheça seus clientes e parceiros
Lembre-se que seus clientes e fornecedores também têm acesso a informações fiscais importantes da sua empresa. Por isso, é fundamental buscar histórico e referência antes de fechar negócios. Fechar contrato com uma empresa que tenha histórico de fraudes pode trazer muita repercussão negativa.
5. Revise as demonstrações financeiras regularmente
Uma das medidas mais simples e eficazes para prevenir fraudes é revisar regularmente as demonstrações financeiras da empresa. Muitos casos de fraude passam despercebidos porque os proprietários e gestores não analisam os relatórios com a devida atenção. A revisão regular dos relatórios permite identificar erros ou indícios de fraudes antecipadamente, possibilitando uma ação corretiva rápida e evitando maiores prejuízos.
O que fazer em caso de fraudes financeiras?
1. Bloqueie cartões e contas
Assim que identificar que foi vítima de uma fraude financeira é importante entrar em contato com o seu banco e pedir o bloqueio imediato das suas contas e dos seus cartões. Isso impede que os criminosos continuem usando as suas contas.
2. Reúna Provas
Guarde todas as provas e registros, como capturas de tela, e-mails suspeitos, comprovantes de transferências e qualquer outro documento relevante. Esses materiais são ser essenciais para formalizar a denúncia.
3. Registre um boletim de ocorrência
Procure a delegacia de polícia ou registre um BO online. Isso oficializa a fraude e fortalece sua posição legal, o que pode ser útil para eventuais processos judiciais ou para negociações com o banco.
4. Monitore as suas contas regularmente
É importante verificar as suas contas bancárias para ter a certeza de que não esteja ocorrendo nenhuma transação desconhecida.
Conheça o Microsoft Defender para Office 365: nossa solução para prevenir fraudes financeiras
Com nossa solução, Microsoft Defender para Office 365, você detecta falsificação de e-mails, identifica atividades suspeitas com IA, protege usuários e domínios e investiga ameaças em tempo real com o Explorador de Ameaças. Segurança inteligente e completa para sua empresa. Para saber mais, fale com nossos especialistas.
Sobre a Solor
Com 15 anos no mercado, a Solor atua com serviços gerenciados de infraestrutura e cibersegurança. Nosso principal objetivo é sustentar operações críticas de tecnologia, elevando a eficiência operacional e otimizando o investimento dos nossos clientes.