System administrator using laptop to maintenance artificial intelligence neural networks simulating human thought processes in computerized model. Adept professional doing checkup on AI systems

O Monitoramento da performance da aplicação (APM) é o processo de monitoramento do desempenho geral de aplicativos de software, garantindo a disponibilidade, tempos de resposta adequado e a rápida identificação dos problemas possam impactar a experiência do usuário.

A Gartner define o AMP como ” É um conjunto de software de monitoramento que compreende monitoramento de experiência digital (DEM), descoberta, rastreamento e diagnóstico de aplicativos e inteligência artificial desenvolvida especificamente para operações de TI.”

Basicamente o APM permite que as organizações acompanhem as métricas de desempenho de suas aplicações críticas, recebam alertas sobre possíveis falhas e gerem relatórios para análise, garantindo maior eficiência de uma experiência aprimorada para os usuários.

Por que o monitoramento de desempenho de aplicações é essencial?

Com a evolução da tecnologia, os usuários exigem experiências cada vez mais rápidas, fluídas e seguras. A computação em nuvem, os aplicativos móveis e a Internet das coisas (IoT) tornaram o cenário de TI mais distribuído e complexo, aumentando os desafios para garantir um desempenho eficiente das aplicações.

Ninguém quer lidar com aplicativos lentos, falhas constantes e uma navegação ruim. Com a crescente demanda por alta performance, as expectativas também aumentam, tornando essencial uma abordagem proativa para otimizar a experiência do usuário.

Com o APM é possível monitorar, diagnosticar e otimizar o desempenho das aplicações em tempo real. Dessa forma, é possível identificar e resolver problemas antes que chegue nos usuários finais, além de tomar decisões estratégicas para aumentar a eficiência, reduzir custos e melhorar a satisfação do cliente.

Benefícios do APM

Melhora a experiência do cliente

Os usuários acabam abandonando a página se ela demorar muito a carregar. Uma experiência ruim pode fazer com que o cliente procure outro local. Um estudo recente da Forbes diz que 40% dos usuários abandonarão um site se ele demorar mais de três segundos para carregar, e 88% não retornam após uma experiência ruim

Custos Operacionais reduzidos

O APM ajuda a prevenir falhas antes que se tornem problemas críticos, reduzindo custos com manutenções emergenciais e tempo de inatividade. Além disso, ele alerta as equipes sobre possíveis falhas, permitindo uma resposta rápida para evitar impactos maiores.

Melhora a experiência do usuário final

Os usuários gostam de uma experiência única de compra. Se o site estiver lento ou difícil de navegar, os clientes abandonam o carrinho e não finalizam a compra. A experiência ruim do usuário pode afastar o cliente.

Colaboração entre as equipes

Com os recursos do APM, as equipes podem acessar os mesmos dados simultaneamente, facilitando processos de solução de problemas e otimização. Isso reduz o tempo de resposta e melhora a eficiência operacional.

Qual a diferença entre APM e observalidade?

A diferença entre os dois está no foco e abrangência. O APM monitora o desempenho de aplicativos e sistemas, coletando métricas, logs e dados específicos que podem alertar para problemas. Já a observalidade vai além, fornecendo uma visão holística e interconectada do sistema, permitindo que as equipes entendam o comportamento do sistema como um todo, mesmo sem ter métricas predefinidas. Em resumo APM é uma parte da observalidade, que envolve mais que monitoramento, abragendo análises e insights profundos.

Por que as organizações precisam de APM?

Todos os dias usuários utilizam aplicativos para fazer compras, trabalhar e se conectar em redes sociais. Por isso, esperam uma experiência fluida, sem travamentos, fechamentos inesperados ou carregamentos demorados. Problemas como esses podem gerar frustração e levar os usuários a buscar alternativas na concorrência

Identificação de problemas antes que afetem as operações

Com o APM é possível identificar problemas antes que eles interrompam as operações, monitorando métricas, logs e rastreamento em tempo real. As métricas de observabilidade ajudam estabelecer uma linha de desempenho e identificar variações que podem ocasionar problemas futuros.

Diagnóstico rápido da causa raiz

Quando um problema de desempenho ocorre, pode ser desafiador identificar a causa exata. Questões como lentidão, falhas de código e gargalos na infraestrutura podem estar envolvidas. O APM baseado em observalidade auxilia as equipes a priorizar esses problemas com mais precisão.

Conformidade e segurança

O APM monitora o desempenho e o comportamento das aplicações, ajudando a detectar possíveis problemas que podem indiciar falhas de segurança, como vazamento de dados e ataques cibernéticos. Além disso, ele auxiliar na conformidade com regulamentações, garantindo que os sistemas operem dentro dos padrões exigidos.

Conheça a nossa solução Cisco AppDyanmics

Cisco AppDynamics oferece uma solução de monitoramento de desempenho de aplicativos em tempo real, com foco em melhorar a performance e a experiência do usuário. Ele ajuda as empresas a identificar problemas antes que impactem os clientes, proporcionando visibilidade end-to-end para aplicativos em ambientes públicos, privados e multicloud. A solução usa aprendizado de máquina para diagnóstico automático e aceleração da resolução de problemas, promovendo eficiência operacional e redução de custos

Sobre a Solor

Com 15 anos no mercado, a Solor atua com serviços gerenciados de infraestrutura e cibersegurança. Nosso principal objetivo é sustentar operações críticas de tecnologia, elevando a eficiência operacional e otimizando o investimento dos nossos clientes. Fale com nossos especialistas.

 

Fale com nossos especialistas de 2ª a 6ª feira das 09h às 18h.